Publicado em IH, COMPATILHEI!

É a hora de criar um blog?

Esse é o Post de número 100! Êêêêêê!!
Por isso assunto que vamos tratar hoje é ainda mais importante: ‘Será que está realmente na hora de ter um blog?

Hoje o número de blogs que existem na internet é exorbitante, mas quantos deles realmente despertam nosso interesse ou são descobertos a partir de uma popularidade adquirida pela qualidade?
Acredito que os que realmente valem a visita constante são em torno de 10% do total de blog existentes.

Segundo o site Terra Tecnologia, em 2006, eram criados 75 mil blogs a cada dia. Já estamos em 2014 e a popularidade de blogs e canais de youtube, com certeza esse número já dobrou.

ter um blog

Mas porque essa diferença tão grande entre blogs criados e blogs de qualidade?

Quando falo sobre blogs de qualidade, não estou me referindo a blogueiras famosas no Youtube, mesmo porque algumas delas têm excelentes vídeos, mas não tão bons blogs. Assim como existem blogs excelentes que nem precisam da popularidade dos vídeos para se manter.
E  porquê?

Eu já deixei de acompanhar muitos blogs por inúmeros motivos, tal como já passei a acompanhar blog pequenos com excelente conteúdo que vão crescente exatamente por motivos contrários aos que não saem do lugar.
Foi pensando nisso que resolvi unir algumas dicas para você que tem ou deseja criar um blog.

Não sou expert no assunto, mas reuni as dicas de acordo com o que acho essencial em um blog para me fazer uma leitora assídua.

Vamos realmente ao que interessa? 😀

#1. Não faça blog por dinheiro
Hoje é nítido, em grupos de divulgação, que muitos blogs são criados com o intuito de reunir seguidores, que gostem ou não do conteúdo, apenas para que com um grande número de seguidores e visitas, possa almejar o ganho a partir do blog, mas o erro existe justamente porque seguidores fantasmas não dão renda e é preciso muito mais que apenas pessoas que não são ativas em seu blog, para conseguir parcerias sérias que vão realmente fazer do seu blog um meio profissional.

#2. Pense sobre seu tempo disponível
Criar um blog é fácil e qualquer pessoa pode fazê-lo, então diferenciais são extremamente necessários.
Antes de criar seu blog pense sobre o tempo disponível que terá para dedicar-se à pesquisa de ideias, preparação de posts, criatividade de assuntos, entre outros. Pois assim como você não gosta quando uma blogueira que você segue, não atualiza, acontecerá o mesmo com as pessoas que estarão seguindo seu blog.

#3. Layout de blog não é carnaval
Sabe o velho ditado de “menos é sempre mais‘? Ela se adequa exatamente na criação do layout de um blog.
Algo clean com uma fácil visibilidade torna o tempo de visita ao blog muito maior.

#4. Não aceite parceria apenas para receber produtos
Existem muitos tipos de parcerias que aceitam todos os tipos de blogs independente do tráfego que este mantém.
Isso acontece porque nem todas as lojinhas virtuais são exatamente confiáveis e algumas, apenas se aliam aos blogs para conseguir todos os tipos de visitas. Por isso preocupe-se bastante antes de fechar alguma parceria que entrou em contato.
Assim como em sua vida, pensaria bem antes de prestar serviços para alguma empresa, no blog funciona da mesma forma.
Lembre-se de ver se a parceria confere com seu tipo de conteúdo, se público-alvo e a seriedade da lojinha.

#5. Número não é tudo
Assim como falei no item #1. que muitos criam blog para conseguir seguidores, mesmo que inativos, na intenção apenas de render boas parcerias e $$. A questão do número de seguidores segue o mesmo padrão, visto que é mais importante ter pessoas que seguem seu conteúdo pela boa qualidade e que voltarão a seu blog constantemente do que seguidores que tornaram-se tais apenas pela troca de números.
Hoje o mundo de blogueiros e ainda maior a cada dia e as empresas têm um filtro muito maior para descobrir blogs sérios que realmente alcançarão lugares que merecem por bons conteúdos.

#6. O português é muito importante
Se você não sabe muito sobre a sua língua nativa, o português, ainda não é a hora de tentar escrever e passar informações a outras pessoas.
Já imaginou como é para alguém tentar decifrar um conteúdo que lhe é importante?
Erros de escrita, concordância, gírias e linguagem de internet deve ser deixado de lado na hora de passar informações. E blog é isso! Um canal de informações. Por isso se português não é seu ponto forte, tente gravar vídeos, talvez se saia melhor em falar do que escrever.

#7. Plágio é crime
Tenha um conteúdo próprio, pois apenas cópias não fazem de você alguém que devemos levar a sério.
Pense bem sobre este tópico porque ele tem uma grande importância.

#8. Atinja um público alvo
Pense sobre o que gosta de ler, escrever e saber. Esse será seu tipo de conteúdo e a partir dele você definirá seu público-alvo.
Isso torna mais fácil a hora de escolher sobre que assunto falar. Dessa forma, no preparo de um post, o assunto sairá com fluência e a qualidade será consequência.

#9. Qualidade se adequa a vários pontos
Tenha um conteúdo de qualidade, fale sobre o que gosta e na hora de escolher suas fotos, procure boas fotos, com tamanhos e cores coerentes ao layout e disposição do seu texto. Assim como na hora de fotografar suas próprias imagens, preocupe-se com o design da foto.

Dicas dadas! Fique a vontade para usá-las como base.

Super beijo ❤

Anúncios

Autor:

Priscilla Souza, 21 anos, a garota que ama maquiagem, compras, roupas e lugares novos. Por isso o Ih, Compartilhei! passou a existir, para que possamos compartilhar tudo aquilo que no nosso mundo nunca é conhecido o suficiente. Então, para acabar com as dúvidas, vamos lá?!

7 opiniões sobre “É a hora de criar um blog?

  1. Oi Prii… Acho q você conseguiu resumir tudo em um post linda ❤ Todos os erros que eu vejo bastante blogueiras cometendo por ai, com um péssimo português, borboletas e unicórnios voando pela tela despejando glitter com uma fonte muito pequena na hora de ler o post, e com muitos seguidores e não muito ativos ou a maioria comentando apenas pra ganhar divulgação sem interesse nenhum no que realmente está escrito ali :9 …. Passando por aqui pra dá um Oi e dizer que adorei seu blog e realmente tem conteúdo… Bjs :**

    http://amoresporficcao.blogspot.com.br/

  2. Pri…falou tudo nesse post em?! As pessoas que querem criar blog por criar ou visando dinheiro estão fazendo errado! Blog, pode parece mas, não é brincadeira! A gente batalha muito pra ser reconhecida, ou nem isso, para ter uma bom conteudo para quem entrar ver que tentamos ser diferentes, ou simplesmente nós mesmas! Tem muita gente que tem blog por ai só pela fama ou só por ter! Gente não é assim, né! Dedicamos horas por dia aqui, tendo ideias para post, pesquisando, fazendo o post, divulgando e respondendo comentário! É assim que funciona, e só assim que vale a pena…Fazer uma coisa que você curte fazer e não simplesmente para ganhar dinheiro e fama!!
    Adorei tudo o que você disse!! Beijos

  3. Dicas essenciais,falou tudo!Acho que muitas blogueiras precisam ler isso!
    Está bem difícil para mim atualizar o blog e cumprir com as atividades do grupo,e isso está sendo péssimo para mim,exatamente como você disse é o que sinto,até porque detesto quando um blog que gosto e acompanho está desatualizado!Sempre vejo blogueiras que tem um blog só por dinheiro ou para ganhar produtos e acredito que ao invés de atrair o leitor deixa de seguir,basta publicar em um grupo perguntando se alguém quer parceria,vai chover de pessoas.Outro ponto super importante é o layout e a escrita,é bom demais ler um post bem escrito,com belas palavras,é uma comunicação gostosa entre blogueira e leitor!Amei o post,dicas valiosas!
    Beijos…

    http://maquiandosemsegredos.blogspot.com.br/

  4. Ótimo post, Pri. E dicas melhores ainda!
    Muitas blogueiras da vida pensam que é só criar um blog, trocar seguidores/curtidas, atualizar quando bem entender, e tudo mais. Mas não, não é bem assim.
    Acho que todas as pessoas que tem ou desejam criar um blog deveriam ler seu post, viu?

    Um beijo,
    Fran.

  5. Essas são dicas e pontos superrrrr importantes quando se pensa em criar um blog! Antes de criar o meu pesquisei muito e levei alguns anos pensando a respeito porque não é simplesmente um hobbie ou algo que se faz pelo dinheiro, e sim pelo carinho e contato com as pessoas.. nós blogueiras queremos passar um pouco de nós para todos e tão tem reconhecimento e orgulho melhor do que o carinho das pessoas que reconhecem seu trabalho com respeito e sinceridade! Adoreii ..

    Beijos ♥

    http://olhospintados.blogspot.com.br/

  6. Adorei as dicas Pri! Realmente hoje em dia todo mundo cria blog por criar, só penando nos lucros e na popularidade que um dia poderá ter, mas muitas vezes essas pessoas não se tocam que para manter o blog precisa ter qualidade, porque sucesso e popularidade vem junto com o crescimento do blog.
    Beijos, sucesso

    blogthayseferreira.blogspot.com.br

  7. Falou tudo Pri! Ótimas dicas e que são simples. Qualquer pessoa que tenha um blog pode segui-las! Estamos cansados de ver blogs com os mesmos erros e que não conseguem se destacar. Está na hora de mudar um pouco e ver no que estamos falhando!
    Amei o post, de verdade ❤

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

Deixe aqui sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s